Mudanças de 2017 no Programa de Imigração do Trabalhador Qualificado do Québec
Ontem, dia 8 de março de 2017, o Ministério da Imigração do Québec divulgou a nova tabela de pontos e a nova pontuação da lista de profissões para o processo de imigração dos trabalhadores qualificados. As mudanças são efetivas para todos os pedidos de CSQ recebidos ou que começaram a ser avaliados a partir dessa data e permitem valorizar o conhecimento do francês e de selecionar as pessoas as mais aptas a terem uma interação sucedida na sociedade quebequense e no mercado de trabalho. Uma boa noticia é que todas as profissões permanecem na lista.
Seguem as mudanças :
- As áreas de formação que pontuavam 16 pontos passam a valer 12 pontos;
- As áreas de formação que pontuavam 12 pontos passam a valer 9 pontos;
- A pontuação minima aceita para empregabilidade passou:
- de 41 para 43 para solteiro
- de 50 para 52 para casais
- A pontuação minima aceita para obter o CSQ passou :
- de 49 para 50 para solteiro
- de 57 para 59 para casais
-Segundo a tabela do governo do Québec as formações de técnicos e tecnólogos continuam pontuando 6 e 8 pontos respectivamente, porémnão tem mais pontuação extra para as áreas de formação em demanda como tinha anteriormente.
Gostaria de comentar sobre uma dúvida que alguns tiveram:
TÉCNICO E TECNÓLOGO CONTINUAM PONTUANDO SIM!
As pontuações na tabela do governo do Québec e as na tabela do respeitado site de Canada Visa, site de consultantes em imigração reconhecidos pelo governo do Canadá, diferem. Parece que houve um erro de digitação num desses sites, o que esta criando confusão entre os futuros imigrantes. Mas sem dúvida nenhuma, nas duas tabelas encontram-se uma pontuação de 6 pontos para formações de técnico:
CURSO PROFISSIONALIZANTE
Diplôme technique d’études secondaires – 6
CURSO TÉCNICO DE 1 ANO TEMPO INTEGRAL
Diplôme technique postsecondaire attestant d’un an d’études à temps plein – 6
CURSO TÉCNICO DE 2 ANOS TEMPO INTEGRAL
Diplôme technique postsecondaire attestant de 2 ans d’études à temps plein – 6
Assim como uma pontuação de 8 para cursos de tecnólogos :
CURSO TECNÓLOGO DE 3 ANOS TEMPO INTEGRAL
Diplôme technique postsecondaire attestant de 3 ans d’études à temps plein – 8
Confiram a tabela do site do governo do Québec:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/Grille-synthese.pdf
Confiram a tabela do site Canada Visa:
http://www.canadavisa.com/fr/quebec-skilled-worker-immigration.html
Talvez a confusão esteja na pontuação detalhada para cada nível de escolaridade no link abaixo, onde pode-se ver que as duas formações tecnólogas que constam com 0 pts na nova tabela do governo, se encontram com 10 pontos cada na tabela do site de Canada Visa.
Podem conferir nesse link: http://www.canadavisa.com/fr/quebec-immigration-education.html
Ou na descrição dos diplomas abaixo :
DIPLOMA DE TÉCNICO DE 1 OU 2 ANOS VALENDO 12 OU 16 PONTOS - 10 PONTOS Diplôme technique postsecondaire attestant d’un ou 2 ans d’études à temps plein en plus d’avoir un « domaine de formation » valant 12 ou 16 points - 10 points
DIPLOMA DE TECNÓLOGO DE 3 ANOS (QUE NÃO VALIA TINHA 12 OU 16 PONTOS) - 8 PONTOS
Diplôme technique postsecondaire attestant de 3 ans d’études à temps plein - 8 points
DIPLOMA DE TECNÓLOGO DE 3 ANOS VALENDO 12 OU 16 PONTOS - 10 PONTOS
Diplôme technique d’études secondaires attestant de 3 ans d’études à temps plein en plus d’avoir un « domaine de formation » valant 12 ou 16 points - 10 points
Outro ponto que fica confuso, como podem ver na descrição dos diplomas acima, é que na nova tabela de pontuação do processo de imigração dos trabalhadores qualificados, continua falando da aérea de formação de 16 pontos (seção A) e 12 pontos (seção B), porém não pontuam mais desta forma pois, agora a seção A passou a valer 12 pontos enquanto a seção B passou a valer 9 pontos.
Isso pode ser conferido nas duas tabelas:
Site do governo do Québec :
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/Grille-synthese.pdf
Site do Canada Visa :
http://www.canadavisa.com/fr/quebec-immigration-education.html
A informação que vale no momento é que todas as profissões permanecem na lista. Cursos profissionalizantes, técnico e tecnólogos continuam pontuando. O francês passou a ter mais peso na pontuação total, continuando imprescindível para o processo imigratório e para a adaptação no Québec também, é claro! Quem tem uma profissão que pontuava 16 ou 12 e somente tinha o minimo de pontos terá que melhorar a pontuação do seu perfil aumentando os níveis do seu francês e/ou inglês, fazendo uma viagem de no minimo 2 semanas no Québec ou tendo uma oferta de emprego validada pelo governo do Québec.
Caso sua profissão se encontre na lista das profissões aceitas para o tratamento simplificado, não precisara que a oferta de empregoesteja validada pelo governo, ou seja uma vez que tenha feito o teste internacional de francês ou que esteja pronto para fazer, poderá enviar seucurrículo (de preferência traduzido por um tradutor ajuramentado do Québec) diretamente para empregadores para tentar obter uma oferta de emprego.
Segue o link com a lista : https://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/employeurs/embaucher-temporaire/recrutement-haut-salaire/liste-professions/index.html
Prometemos divulgar qualquer nova informação oficial que tivermos. Mudanças nos processos sempre assustam ou desanimam os candidatos para imigração, entendo isso perfeitamente. Porém, por ter acompanhado tantos alunos no Brasil e continuar acompanhando muito deles aqui no Québec desde 2004, posso garantir a vocês que forçar os imigrantes a melhorarem seus níveis de idiomas para obter mais pontos é a melhor estrategia para garantir a todos uma imigração sucedida com uma melhor satisfação no trabalho o, que leva a uma melhor qualidade de vida do inicio ao fim da sua vida no Québec! É bom lembrar que ser aceito para imigração não é o objetivo final, mas sim, o primeiro passo de um novo capitulo de vida! Aproveito a oportunidade para convidar os interessados em saber mais sobre o novo processo imigratório a virem na palestra gratuita do Centre Québec.
Abraço,
Geneviève Pépin-Filion
Diretora do Centre Québec